Publicado em 28.09.2011, às 20h35
Do NE10
Grande admirador do pensador Paulo Freire, o conceituado acadêmico e autor de mais de 40 livros na área educacional, Moacir Gadotti, abriu a programação do 9º Congresso Internacional de Tecnologia da Educação, nesta quarta-feira (28), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Durante sua palestra, cujo tema foi “Os Desafios da Educação em Tempos de Mudança”, o especialista destacou o papel do professor na democratização do conhecimento tecnológico.
“De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apenas 26 de cada 100 brasileiros com mais de 15 anos de idade conseguem ler e interpretar um texto. Esse é um dado preocupante, principalmente no mundo ‘das máquinas’. Para usufruir de uma inovação tecnológica é preciso ler e entender ao menos o que está escrito no manual de instruções”, argumentou Gadotti, destacando que a falta de conhecimento provoca a exclusão social. “Investir em educação e valorizar o professor, principal agente neste processo, é o único caminho para a democratização das novas tecnologias”.
A palestra de Moacir Gadotti lotou o teatro do Centro de Convenções
Além de destacar as ações de governo necessárias para melhorar a qualidade da educação no País, como a melhoria do piso salarial do professor e a incorporação da sua atividade extra classe como hora de trabalho, Moacir Gadotti ressaltou que a postura do professor também deve mudar. “Legitimar o saber popular, o que se aprende fora da sala de aula, é pré-condição para alcançarmos o êxito na era digital. O aluno traz para a sala de aula muitas informações, várias relacionadas com as ferramentas tecnológicas. O professor deve utilizar essas informações como base para repassar o seu conhecimento”, disse.
O acadêmico encerrou a palestra afirmando que o professor não deve temer os avanços tecnológicos, e sim saber utilizá-los como um instrumento de ensino. “O professor que teme ser substituído pelo computador não deveria nem ser professor. Nada susbtitui a inteligência e a criativade humana”, afirmou.
CONGRESSO – Promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, o 9º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação acontece até a próxima sexta-feira (30), com uma programação formada por minicursos, conferências e palestras ministradas por nomes do Brasil, Inglaterra, Chile e Colômbia.
Entre os palestrantes figura o gaúcho Max Haetinger – mestre em educação e autor de vários livros voltados para fenômenos educacionais – e o chileno José Weinstein, ex-ministro da Educação do Chile, responsável por alavancar as notas dos alunos do seu país.
A proposta do congresso é estimular professores, gestores e demais profissionais ligados à educação a reverem paradigmas e conceitos. De acordo com os organizadores do evento, mais de 15 mil educadores de vários estados do Brasil devem participar das atividades.
Participei do XIX Congresso de Tecnologia na Educação e essa foi uma das melhores palestra. Nela conseguir fazer várias ligaçoes com nosso curso sobre as tics. Fiquei feliz por que estamos trilhando o caminho nesse processo de incluir as tecnologias na sala de aula.
Esse congresso promovido pelo SENAC tornou-se grandioso e a palestra de Norbert Plats sobre Mobile Leaning foi muito estimulante. Afirmou que o uso do celular na sala de aula é uma ferramenta mais acessível a todos. Mostrou ainda que seu uso permite explorar recursos como imagens, vídeos, gravações que permitem contar e recontar histórias, facilitando maior relação entre o que se discute a nível global e local. Que tal produzirmos nossos documentários a partir dos celulares dos próprios alunos, dando ênfase a história local da comunidade onde a escola está inserida? Hum…
Boas palestras geram boas ideias que buscam ser aplicadas na prática pedagógica.
como faço para conseguir o vídeo dessa palestra?